Home / Saúde / Morador de Brusque contrai dengue em Porto de Galinhas

Morador de Brusque contrai dengue em Porto de Galinhas

Um morador de Brusque contraiu a dengue depois visitar recentemente a cidade de Porto de Galinhas, em Pernambuco. Ao retornar, sentiu os sintomas e foi atendido em um hospital particular, que confirmou o caso através de exames de sangue feitos em um laboratório privado.


Após identificar o paciente, técnicos do programa de endemias realizaram uma Pesquisa Vetorial Específica (PVE) em um raio de cinquenta metros da residência, como determina o protocolo do Ministério da Saúde. “Algumas larvas e mosquitos foram encontrados, porém nenhum era do Aedes aegypti, que transmite a doença. Isso tranquiliza no momento, mas continuamos alertando para que a comunidade não deixe água parada em seus imóveis” comenta Letícia Figueredo, Coordenadora do Programa de Endemias. 


O procedimento padrão para a confirmação da dengue em municípios é feito exclusivamente por exames realizados no Laboratório Central de Santa Catarina (LACEN). O paciente de Brusque, realizou então um segundo exame a pedido da Vigilância Epidemiológica que comprovou que a doença. Este é o primeiro caso de dengue importado na cidade em 2019.

Veja Também

Prefeitura lança programa de visitas a pacientes acamados em casa

A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Saúde, lançou oficialmente, durante a tarde ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.