Home / Geral / Mais de 18 mil guias do IPTU foram emitidas pela internet

Mais de 18 mil guias do IPTU foram emitidas pela internet

Em uma semana após a liberação online dos carnês do IPTU de 2018 por meio do portal brusque.atende.net, mais de 18 mil guias foram emitidas pelos cidadãos brusquenses. O montante representa cerca de 29% dos quase 64 mil carnês totais lançados no sistema municipal, sem contar com novas isenções e áreas de preservação.

A diretora da Secretaria da Fazenda, Nadine Dirschnabel avalia que apesar dos números serem expressivos ainda muitas pessoas buscam o posto de atendimento. “Hoje são atendidas em média 250 pessoas por dia, o que para nós é um número muito grande, visto que a intenção do IPTU online é facilitar para o contribuinte. É importante frisarmos que o posto de atendimento foi aberto exclusivamente para as pessoas que não sabem manusear o sistema online ou que possuam alguma dificuldade para acessar a internet ou imprimir”.

O local funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sem fechar para o almoço, no Anfiteatro da Unifebe, próximo ao Samae. O órgão disponibiliza dez servidores nos períodos matutino e vespertino, que auxiliam e ensinam os contribuintes a fazerem o procedimento online. Para facilitar o atendimento, os cidadãos devem levar o carnê do IPTU de 2017, CPF, Cadastro Imobiliário ou Inscrição Imobiliária do Imóvel. O posto de atendimento estará em funcionamento até o dia 8 de março.

“Nosso objetivo, além de trabalhar a questão ambiental é economizar mais de R$ 25 mil com a diminuição da impressão dos carnês. Em 2017 emitimos 56.746 e somente 34.680 foram retirados no Centro de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof. A intenção da Prefeitura é diminuir esses números e simplificar para o contribuinte, que com a emissão online não precisa nem sair de casa”.

Saiba como imprimir
Para imprimir, basta entrar no site www.brusque.atende.net, clicar no banner do IPTU, preencher os dados com número cadastro imobiliário ou CPF ou CNPJ ou inscrição imobiliária. No momento da impressão, o contribuinte deverá escolher a forma de pagamento, que poderá ser à vista, em três ou dez parcelas.

Os cidadãos que optarem pela cota única e efetuarem o pagamento até o dia 9 de março, terão direito a 15% de desconto. Já quem quiser pagar em três parcelas, com vencimentos em 9 de março, 9 de abril e 9 de maio, terá 10% de desconto.

O desconto de 5% para o bom pagador será concedido às pessoas que estiverem em dia com o IPTU de 2017 e anos anteriores, desde que tenham pago as parcelas dentro do vencimento. Para parcelar em até 10 vezes, o contribuinte deve estar ciente que o valor mínimo permitido é de R$ 50.

Isenção
Os cidadãos que efetuaram a isenção em 2017, como aposentados e pensionistas que continuam preenchendo os requisitos estabelecidos pela Lei Municipal terão sua isenção automática este ano, não sendo necessário apresentar a documentação na Prefeitura.

Para os contribuintes que entregaram a documentação para isenção em 2016, o pedido deve ser requerido novamente este ano na Secretaria da Fazenda, na sede administrativa da Prefeitura, a partir do dia 2 de abril até dia 31 de outubro. Quem solicitar a isenção pela primeira vez em 2018 deverá fazer seu pedido na Secretaria da Fazenda, munido dos documentos até o dia 09 de março.

Confira a relação dos documentos necessários para solicitar a isenção do IPTU:
– Cópia do RG E CPF
– Cópia do Título de Eleitor
– Comprovante de Residência
– Comprovante do pagamento INSS ou Demonstrativo de Crédito de Benefício (DCB)
– Matrícula atualizada do imóvel dos últimos 30 dias, emitida pelo Ofício do Registro de Imóveis de Brusque

Veja Também

Associação de artesãos solicita gratuidade em espaços nas festas promovidas pela Prefeitura

Integrantes da Associação dos Artesãos de Brusque visitaram, durante a tarde desta quarta-feira (16), o ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.