Home / Entretenimento / Lei Rouanet viabiliza “Paixão e Morte de Um Homem Livre”

Lei Rouanet viabiliza “Paixão e Morte de Um Homem Livre”

Faltando pouco mais de dois meses para a 22ª edição do espetáculo “Paixão e Morte de um Homem Livre”, a Associação Artística Cultural São Pedro (AACSP) já comemora o sucesso da captação de recursos a partir da Lei Rouanet, um mecanismo de fomento à cultura através do Governo Federal. A inscrição do projeto e o contato com os patrocinadores foi realizado com assessoria da PrismaCultural, através de seu diretor e produtor, Sérgio Valle. Até o momento estão confirmadas no patrocínio do evento as empresas Guabifios, Havan, ZM, Supermercados Archer e a Prefeitura de Guabiruba.

“Começamos a trabalhar com a Associação em 2008, através do festival de dança e da elaboração do traje italiano via projeto de lei estadual. No ano seguinte tivemos acesso ao espetáculo “Paixão e Morte de um Homem Livre”, mas precisamos passar por três edições para colocar todas as necessidades no papel”, lembra o diretor da PrismaCultural, Sérgio Valle.

Em 2015, além de incluir no projeto tudo que precisava se feito, também foi possível avançar. Naquela edição iniciou a contratação de prestadores de serviço e a novidade que mais chamou atenção: a contratação de um ator profissional. Desde então, já passaram pelo palco do espetáculo nomes conhecidos como Julio Rocha, Francisco Cuoco e, este ano, Luciano Szafir.

Outra mudança foi a ampliação das apresentações, de um para dois dias, potencializando os recursos e permitindo um número maior de expectadores. Na última edição, por exemplo, o evento atingiu lotação máxima, sendo prestigiado por oito mil pessoas.

“E tudo isso nós conseguimos sem perder o viés comunitário e a raiz do projeto, que são estas centenas de pessoas que abraçam a causa voluntariamente”, pontua Valle.

Patrocínios

Patrocinador desde a primeira edição do espetáculo “Paixão e Morte de Um Homem Livre”, o empresário Juliano Schumacher, da Guabifios, é um grande incentivador do projeto. “As primeiras diretorias da Associação Artística Cultural São Pedro eram formadas basicamente por colaboradores da empresa. E neste início o espetáculo acontecia de uma forma modesta, mas já tinha o seu charme. Na época lembro que nossa empresa participava com 100% das verbas destinadas ao espetáculo”, afirma Schumacher.

Segundo ele, esta proximidade com o projeto trouxe a confiança necessária para o investimento. “Como conhecia a seriedade das pessoas, sempre contribui com muita tranquilidade. E fico satisfeito em acompanhar esta evolução. Hoje o espetáculo assumiu a conotação de mega produção e, culturalmente falando, é o maior projeto de Guabiruba. Nossa empresa tem sede no município e é normal que concentre a maior parte da contribuição para o espetáculo e para a entidade”, detalha

Pela primeira vez patrocinadora do evento, a Havan também reconhece o impacto cultural do “Paixão e Morte de Um Homem Livre”. “A empresa recepciona mais de três mil pedidos por ano para projetos por Lei de Incentivo. E como o teatro é realizado na região próxima da Havan, é uma estratégia de marketing e de posicionamento social apoiar o projeto, pelas características relevantes de incentivo ao consumidor/cliente de desenvolver cada vez mais a cultura local”, detalha a responsável pelo marketing em mídias sociais da Havan, Agda Caroline Da Silva.

O gerente administrativo da ZM SA, Claudio Roberto Bonamente, destaca que a empresa sempre destinou recursos para os setores de cultura e lazer. Por esta razão, já é uma antiga parceira neste projeto. “O espetáculo ‘Paixão e Morte de Um Homem Livre’ é um trabalho sério e que envolve muitas pessoas voluntárias com um potencial artístico singular. Fazer parte deste projeto é muito gratificante e ser parceiro neste espetáculo é a certeza de um recurso bem investido”, comenta.

Em 2019, o Supermercados Archer também renova a parceria com o espetáculo, por acreditar no engajamento comunitário e na cultura como um valor que transforma positivamente a sociedade.

Além disso, o “Paixão e Morte de Um Homem Livre” tem o apoio da Prefeitura de Guabiruba, sempre solícita aos projetos da Associação Artística Cultural São Pedro e profunda motivadora de ações sociais e comunitárias no município.

Saiba mais

A 22ª edição do espetáculo “Paixão e Morte de Um Homem Livre” será apresentada nos dias 18 e 19 de abril, Quinta e Sexta-Feira Santa, no pátio da Comunidade São Cristóvão, no bairro Aymoré, em Guabiruba.

Veja Também

Fenajeep divulga programação e novidades da edição 2019

De 19 a 23 de junho mais uma vez a cidade de Brusque será palco ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.