Home / Eventos / Imagem de Nossa Senhora de Aparecida será entronizada no Santuário de Azambuja

Imagem de Nossa Senhora de Aparecida será entronizada no Santuário de Azambuja

Chega o mês de maio e uma coisa é certa na cidade de Brusque: o último final de semana é sempre reservado para uma das mais tradicionais comemorações do município. Trata-se da centenária Festa de Nossa Senhora de Caravaggio ou Nossa Senhora de Azambuja, realizada no Santuário de mesmo nome e que atrai sempre milhares de visitantes que chegam de toda parte do Brasil.

De acordo com o Pároco e Reitor do Santuário Nossa Senhora de Azambuja, padre Iseldo Scherer, a programação tem início na quarta-feira, 24 de maio, com a entronização de uma réplica (doada pelo Santuário de Aparecida) da imagem de Nossa Senhora de Aparecida no Santuário de Azambuja, onde permanecerá para sempre. O acontecimento faz parte das comemorações de 300 anos de seu encontro nas águas do Rio Paraíba do Sul (SP). A cerimônia será presidida pelo cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo Emérito de Aparecida (SP).

A festa segue no dia 25, com a segunda noite do tríduo preparatório. No dia de Nossa Senhora de Caravaggio, comemorado na sexta-feira, 26, uma carreata será realizada, depois da Missa das 18h30, conduzindo a imagem de Nossa Senhora até a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga.

O sábado, 27 de maio, será marcado por uma procissão que inicia na Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, seguindo até a Igreja de Azambuja. Desta feita, a imagem de Nossa Senhora do Caravaggio será levada a pé, conduzida pela imensa população de devotos. Chegando ao Vale de Azambuja, será celebrada Missa Solene, com a presença do povo e dos Festeiros 2017. Depois da Missa seguem os festejos populares, na Praça de Azambuja, com completo serviço de bar e restaurante, com churrasco, a roda da fortuna, e o tradicional “Cachorro-Quente”, só encontrado em Azambuja.

Pe. Iseldo complementa que a festa tem, também, uma finalidade social, já que grande parte do aporte financeiro obtido com o evento é destinado para o Hospital de Azambuja. “O hospital é de todos nós. Está em franco desenvolvimento. Todos estão percebendo o quanto a unidade está melhorando. Quase podemos chamar de um hospital regional de grande porte. E precisa muito da nossa ajuda”, avalia. Os recursos da festa também são direcionados para a manutenção do Santuário e do Seminário. O religioso também pede a doação de brindes para as rodas da fortuna, uma das atrações mais prestigiadas da festividade.

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.