Home / Saúde / Hospital Azambuja realiza cirurgia inédita na região

Hospital Azambuja realiza cirurgia inédita na região

A equipe de médicos do Hospital Azambuja realizou, na última sexta, 14, uma cirurgia inédita da região, chamada de pancreatectomia.  A paciente, uma mulher de 63 anos de idade, tinha um tumor no pâncreas, que estava colocando em risco a sua saúde, por isso, foi indicada a cirurgia feita totalmente por vídeo, ou cirurgia laparoscópica, como é chamada.

O pâncreas é um órgão que faz parte do sistema endócrino. Ele é responsável por produzir suco pancreático que ajuda no processo digestivo e também atua na produção de alguns hormônios como, por exemplo, a insulina, glucagon, entre outros. Desta maneira, quando há alguma doença que afete este processo, é recomendada a cirurgia.

Segundo o cirurgião Marcos Orestes Gonçalves, que chefiou a equipe no Hospital Azambuja, “esta cirurgia é utilizada uma técnica pouco invasiva ao corpo humano que permite realizar vários tipos de operações. Não existem grandes cortes no abdômen, apenas pequenos orifícios. Através destes pequenos orifícios (de 3 a 12 milímetros) feitos na pele, são introduzidos instrumentos cirúrgicos e uma microcâmara de vídeo que mostra toda a cavidade abdominal”.

A paciente que fez a cirurgia, já recebeu alta, isso 24 horas após a retirada do tumor.  “Esta é uma das vantagens da cirurgia laparoscópica, a recuperação precoce do paciente. Apesar de ser uma cirurgia de grande porte, ela gera menos dor, menos risco de infecção e de hérnias e a possibilidade das pessoas voltarem às atividades diárias em muito menos tempo”, completa o médico.

Para a realização desta cirurgia inédita em Brusque, houve cerca de seis meses de preparação para formar a equipe completa, que contou, além do cirurgião Marcos Orestes; com o doutor  João Alfredo Dietrich, cirurgião auxiliar; com a instrumentador, Janara schlindwein; e com o anestesiologista, doutor Fabricio Capello Brasil.

“Foi um grande feito para a cidade, confirmando, mais uma vez, que a medicina de Brusque pode ser uma medicina de ponta que a gente tem totais condições de realizar cirurgias de grande porte, complexas e diferenciadas, como essa que foi feita”, conclui o cirurgião.

Para o administrador do Hospital Azambuja, Evandro Roza, “atualmente o hospital já realiza uma série de cirurgias por vídeo e, cirurgias de grande porte e inéditas como esta, só mostra o potencial da unidade e de sua equipe, para levar o Azambuja a ser um hospital referência na região”.

Veja Também

Morador de Brusque contrai dengue em Porto de Galinhas

Um morador de Brusque contraiu a dengue depois visitar recentemente a cidade de Porto de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.