Home / Entretenimento / Final de semana tem Festa de Azambuja

Final de semana tem Festa de Azambuja

 O terceiro final de semana de cada mês de agosto, em Brusque, é sempre marcado pela Festa de Nossa Senhora de Azambuja. Tida como uma das maiores celebrações do estado, o evento é reconhecido pelas missas,romarias, promessas e  pelos serviços gastronômicos, pelas tradicionais barraquinhas e pela animação da comunidade, que sempre espera ansiosamente pela chegada das caravanas de outros municípios.

Em 2017, não será diferente. Neste sábado e domingo, 19 e 20 de agosto, quem prestigiar a festividade vai poder desfrutar do delicioso churrasco, do famoso cachorro-quente, da incomparável cuca, além da boa música e das opções de compra. Há os que também chegam ao Vale de Azambuja para pagar e efetuar promessas.

A programação tem início às 19h de sábado, com uma missa no Santuário Nossa Senhora de Azambuja. Após a celebração, ocorrerá uma procissão no morro do Santuário de Azambuja com queima de fogos. A festa prossegue com completo serviço de bar e cozinha. No domingo de manhã acontecem mais duas missas, respectivamente às 7h30 e às 10h. A partir do meio-dia, as celebrações ocorrem de hora em hora, até às 19h. A festa, porém, prossegue normalmente no decorrer dos atos litúrgicos.

“Toda a renda da festa será dividida entre o Santuário, o Seminário e o Hospital de Azambuja. O Santuário receberá 34% do lucro, o Seminário, 33%, e o Hospital, 33%. Pedimos que a comunidade prestigie e mantenha firme esta tradicional festividade”, convida o diretor-Administrativo da unidade hospitalar e Vigário Paroquial do Santuário, Padre Nélio Roberto Schwanke.

Tradição

A primeira edição da Festa de Nossa Senhora de Azambuja ocorreu nos idos de 1892. À época, os festejos ocorriam sempre em 26 de maio, considerado o dia da aparição de Nossa Senhora de Caravaggio. Porém, quis o destino que as chuvas sempre atrapalhassem o evento.

Com a grande repercussão que a celebração tomou, a partir de 1900 ela começou a ser efetuada em 15 de agosto, conhecida como Festa da Assunção de Nossa Senhora. Em 1984, já conhecida como Festa de Nossa Senhora de Azambuja, o Santuário se viu obrigado a organizar os festejos em outubro, por conta de uma grande enchente que assolou o município. No ano seguinte e desde então, o terceiro final de semana de agosto é sempre reservada para a maior festa religiosa da cidade.⁠⁠⁠⁠

Veja Também

Alerta para temporais e descargas elétricas em SC

A quinta-feira, 16, será de sol com aumento da nebulosidade em todas as regiões de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.