Home / Geral / Erro em cobrança no banco pode trazer erro no IPTU

Erro em cobrança no banco pode trazer erro no IPTU

Os contribuintes que estão pagando o IPTU com a data em atraso devem ficar atentos para não ficarem com dívida ativa com o município de Brusque. Quem explica é o diretor geral da Secretaria da Fazenda, Guilherme Ouriques, que informou nesta segunda-feira (18), que muitas pessoas estão pagando o tributo em atraso, sem a inclusão dos juros e da multa.

Ouriques destacou que uma mudança no sistema bancário brasileiro ocorrida no último ano, em um acordo entre a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) e o sistema bancário, permitiu que contas em atraso pudessem ser pagas mesmo após o dia do vencimento.

“Como o carnê de IPTU tem o preenchimento de juros e multa de forma manual, muitos agentes bancários não estão atentos e não calculam e preenchem os campos de multa e juros,” disse.

Com a não inclusão do valor de multas e juros no pagamento do IPTU em atraso, o contribuinte acaba entrando para a dívida ativa do município, já que o valor correspondente fica em aberto para pagamento. Com isso, no próximo ano, o cidadão perde os descontos oferecidos para o bom pagador.

IPTU Parcelado

Para os contribuintes que optaram no parcelamento em até três vezes, que também tem o direito a desconto, Ouriques esclareceu que se o cidadão pagou em atraso a parcela, o juro e a multa incide sobre a primeira, mas desde que as outras parcelas sejam pagas até o vencimento. Assim, o desconto das referidas estão mantidos. Mas é importante estar atento e quitar a multa e juro da primeira parcela.

Isenção

O processo de solicitação de isenção do IPTU inicia em 2 de maio. Ou seja, orienta-se que aqueles que desejam solicitar isenção aguardem até essa data para fazer o pedido.

Caso algum contribuinte tenha dúvida sobre o carnê de IPTU pode vir até à Prefeitura de Brusque ou entrar em contato com a Secretaria de Fazenda pelo telefone (47) 3251-1833.

Veja Também

Prefeitura repassa R$ 130 mil a entidades que preservam Patrimônio Histórico da cidade

A Prefeitura de Brusque, por meio da Fundação Cultural, formalizou repasse de recursos a entidades ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.