Home / Geral / Equipe de Robótica desenvolve protótipo para economizar água

Equipe de Robótica desenvolve protótipo para economizar água

Segundo a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – Caesb, escovar os dentes com a torneira aberta continuamente por três minutos desperdiça em média 18 litros de água. Abrindo e fechando a torneira, o gasto é de dois litros. Escovando os dentes três vezes, uma pessoa pode gastar 54 ou 6 litros diariamente.

Para conscientizar sobre o assunto e propor uma solução hidrodinâmica para o problema, a equipe de robótica AmploTech do Colégio Amplo/UNIFEBE desenvolveu um projeto, criando um acessório para escovas de dentes. O protótipo será apresentado nos dias 1 e 2 de dezembro em Curitiba – PR quando participam do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL), que tem hidrodinâmica como tema. Nos dias de competição, serão levados em consideração os seguintes itens: Projeto de Pesquisa com a solução de algum problema, desafio do robô e Core Values.

Hidrodinâmica

Seguindo o tema do torneio, a equipe de robótica AmploTech focou seu projeto para a questão da escovação dental. A partir da pesquisa desenvolvida, o grupo criou um acessório para escovas de dentes no laboratório de impressão tridimensional da UNIFEBE, o In³D, que se trata de um borrifador com capacidade para 25 mL de água, com um encaixe fácil de acoplado à escova.

— Usando apenas um borrifador, o desperdício durante a escovação diminui quase 100%, visto que serve como uma maneira do usuário ter uma melhor gestão do uso da água, já que, normalmente, ela desce direto para o ralo da pia sem nem ter sido utilizada — explica o técnico da equipe Thiago Bortoluzzi.

Além do Projeto de Pesquisa, a equipe também trabalhou muito nos “Core Values”, os valores fundamentais do grupo, que incluíram saídas, encontros e todos os momentos que compartilham.

— Sempre gostei de exatas. Poder colocar em prática meu conhecimento me fez amar a robótica. Trabalhar na programação do robô é algo que eu gosto muito — afirma a estudante Nicolas Vanz.

Segundo o diretor do Colégio Amplo/UNIFEBE Maicon Rodrigo Moresco, a base do processo educacional esta alicerçado na disciplina, construção de conhecimento e relacionamento interpessoal.

— O mercado de trabalho exige desses jovens não só o conhecimento técnico e científico, mas que também tenham desenvolvido inteligências emocionais, que saibam trabalhar em  equipe, desenvolvam o senso crítico e a criatividade, que saibam gerenciar conflitos e principalmente que tenham um comportamento colaborativo para que possam se destacar no mercado de trabalho — destaca.

O projeto extracurricular de robótica foi iniciado no Colégio em 2016. No mesmo ano, a Equipe AMPLOTECH, constituída por 7 alunos entre 15 a 16 anos, dois técnicos e dois mentores, recebeu um prêmio de inspiração no torneio FIRST® LEGO® League.

O objetivo do projeto AMPLOTECH é despertar o interesse dos alunos em temas como Ciências, Matemática e Tecnologia dentro do ambiente escolar, inspirando e desafiando crianças e jovens a pensarem como cientistas e engenheiros.

Veja Também

Empresários se unem em prol de centro de hemodinâmica no Hospital Azambuja

Os empresários de Brusque, em conjunto com Luciano Hang, dono do grupo Havan, estão unidos ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.