Home / Geral / Descida do Rio Itajaí-mirim bate recorde de público

Descida do Rio Itajaí-mirim bate recorde de público

Eram 7h05 da manhã de domingo (24) quando os primeiros barcos foram colocados na água para dar início a sétima edição da Descida do Rio Itajaí Mirim. O local de saída das embarcações foi a avenida Beira Rio, próximo a Academia Viva, no bairro Santa Terezinha.

O evento contou com mais de 80 inscritos e cada embarcação foi ocupada por, em média, cinco pessoas. “Foi a maior edição da descida do rio até o momento. Estamos muito felizes”, comemora o diretor da Defesa Civil, Carlos Alexandre Reis.

Dentro de cada embarcação havia uma pessoa com experiência para conduzi-la, para que os participantes que não sabiam remar, pudessem ter uma experiência completa durante a descida.

Para o vice-prefeito, Ari Vequi, foi um privilégio acompanhar o evento. “Um bonito domingo com sol para comemorarmos o Dia da Água, que aconteceu essa semana. É motivo de orgulho mostrarmos a beleza do Rio Itajaí Mirim e também fazermos uma campanha de prevenção e cuidados com a água”, ressalta.

Às 7h45, após todos se posicionarem e entrarem nas embarcações, a descida em si teve início. Após algumas horas de evento, os participantes avistaram um animal preso ao leito do rio e pararam para ajudá-lo. “Tratava-se de uma égua, que já estava sem forças para lutar. Todo o grupo foi mobilizado e após uma hora e meia de trabalho conseguimos retirá-la da água”, conta Reis

O evento é organizado pela Prefeitura de Brusque por meio da Defesa Civil, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema). Conta com o apoio do Corpo de Bombeiros e nesta edição, também da Secretaria de Obras para realizar o descarte correto do material recolhido durante a limpeza.

Análise de água e encerramento

Durante a descida, o Samae coletou amostras de água para testes e análise. Como meio de assistência aos participantes, a Fundema forneceu alimentos e água para manter a disposição de todos durante a descida.

O trajeto foi concluído às 11h05, chegando no ponto de final estabelecido (Extração de Areia Fantoni). Em seguida, os participantes foram encaminhados de volta ao ponto de inicial. “Esperamos que toda a população brusquense crie o hábito de realizar pequenas ações diárias com o objetivo contribuir com o meio ambiente, gerando grandes e positivos impactos para a nossa sociedade”, finaliza Reis.

Veja Também

Prefeitura repassa R$ 130 mil a entidades que preservam Patrimônio Histórico da cidade

A Prefeitura de Brusque, por meio da Fundação Cultural, formalizou repasse de recursos a entidades ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.