Home / Geral / Controladoria Geral do Município lança programa “Se fiscalizar, dá certo!”

Controladoria Geral do Município lança programa “Se fiscalizar, dá certo!”

“Se fiscalizar, dá certo!”. Esse é o novo programa da Prefeitura de Brusque, por meio da Controladoria Geral do Município, que tem como ferramenta a promoção de treinamentos, palestras e orientações sobre o acompanhamento de contratos de execução de serviços e entrega de produtos.

A primeira palestra foi realizada na quinta-feira (14) com fiscais da Secretaria de Saúde, mas o objetivo é atender todas as áreas da Prefeitura. Pala manhã, os fiscais ouviram a controladora da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e a tarde foi a vez do diretor executivo do Observatório Social de Brusque, Evandro Gevaerd. Ambos falaram sobre suas experiências e a importância da fiscalização mais eficaz.

Para finalizar a programação, o grupo realizou estudos de caso e atividades práticas. Um dos cases abordados foi da Controladoria Geral da União (Regional MS) apresentada no programa Capacita da Universidade Federal da Grande Dourados. .

De acordo com o diretor geral da Controladoria, Daniel Felício, o programa tem o objetivo de desenvolver servidores para a fiscalização de contratos, porque a fiscalização é um importante instrumento de controle e eficiência administrativa, do ponto de vista orçamentário e financeiro.

“Quando se tem uma fiscalização contratual exigente, precisa, imediata e eficaz, isso afasta maus fornecedores e possíveis danos aos cofres públicos, que em alguns casos são até irreparáveis. Acreditamos que se fiscalizar, dá certo: no uso do recurso, na qualidade dos produtos entregues à administração, nos serviços adquiridos, na diminuição dos gastos com manutenção e no orçamento planejado para o exercício”, explica.

Felício destaca que de acordo com a Lei de Licitações (nº 8666/1993) cada contrato público precisa ter um fiscal e a Prefeitura de Brusque atende esta demanda.

A data do próximo treinamento e a ár

Veja Também

Assistência Social faz abordagem a moradores de rua

A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Brusque realizou na manhã desta segunda-feira (18) ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.