Home / Geral / Conferência Municipal de Saúde reúne 200 pessoas em Brusque

Conferência Municipal de Saúde reúne 200 pessoas em Brusque

Mais de 200 participantes e debates em alto nível marcaram a 6ª Conferência Municipal de Saúde, realizada durante toda esta quarta-feira (3) no auditório da Uniasselvi em Brusque.

O evento teve início as 8h30min com a composição da mesa dos trabalhos onde o Vice-prefeito, José Ari Vequi, acompanhado pelo Secretário de Saúde, Humberto Martins Fornari, representaram o Poder Executivo. Pela Câmara Municipal o médico e vereador Sebastião Lima; a Diretora da Uniasselvi, Simone Cristina Dalbosco, além do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Werner Gustavo Vieira Willrich, que deu por aberto o encontro.


Logo após, o professor e médico Marco Aurélio Da Ros, ministrou a palestra “Democracia e Saúde”, tema central da 16ª Conferência Nacional, que será realizada em agosto em Brasília. Vale salientar que “Democracia e Saúde” foi o tema da 8ª Conferência Nacional realizada em 1986, evento que até hoje é considerado o embrião do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o professor, 75% da população brasileira depende exclusivamente do atendimento do SUS, mas hoje o Governo Federal investe menos de 4% de seu orçamento em prevenção, e carece de financiamento e formação para seus agentes. “Temos que mobilizar nas bases, e isso a cidade de Brusque fez com brilhantismo, organizando cinco pré-conferências, para envolver a comunidade nos bairros. Brusque está cumprindo seu papel, mas vale salientar que todas as cidades brasileiras precisam de garantias de financiamento do SUS para manter o atendimento a população”, comenta Da Ros.


O Vice-prefeito Ari Vequi, aproveitou o encontro para fazer um balanço das ações que o poder público está executando no setor. Lembrou que três novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos bairros Limeira Alta, Ema II e Zantão, estão em construção e que ainda este mês estará em Brasília, no Ministério da Saúde, para tratar do assunto que envolve o prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que foi construído há alguns anos, mas ainda depende de tratativas sobre sua utilização. “Aproveito a presença de muitos servidores nesta Conferência e faço um apelo para que profissionais envolvam a população dos bairros nas atividades que são realizadas nas UBS, pois assim, vamos atuar com a saúde preventiva”, explicou o Vice-prefeito.


Já Humberto Fornari, Secretário de Saúde de Brusque, destaca o envolvimento da comunidade, do Conselho Municipal e dos profissionais, durante toda a construção da Conferência Municipal. “Nossos representantes participaram de maneira ativa, e vão levar nossas ideias para a Conferência Estadual, sempre buscando ampliar o papel social do SUS”.


Ainda no encontro foram eleitos oito delegados que vão representar a cidade na 8ª Conferência Estadual de Saúde. Caberá ao Conselho Municipal, em parceria com todos os envolvidos, elaborar o documento final com as propostas e enviá-lo ao encontro estadual.

Veja Também

Aulas de ética e cidadania têm mudado a rotina dos ambientes escolares em Brusque

A disciplina de ética e cidadania tem mudado a rotina dos ambientes escolares em Brusque. ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.