Home / Economia / Comitiva brusquense visita uma das maiores geradoras de energia elétrica da Alemanha

Comitiva brusquense visita uma das maiores geradoras de energia elétrica da Alemanha

A comitiva de representantes da Prefeitura de Brusque, Câmara de Vereadores, Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque) e Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) no Distrito de Karlsruhe, Alemanha, teve uma terça-feira (17) bastante movimentada.
Logo pela manhã (horário local), a delegação visitou a Energie Baden-Württemberg (EnBW), tida como uma das melhores empresas fornecedoras de energia elétrica do país, responsável por abastecer toda a região de Karlsruhe e boa parte da Alemanha.
Conforme o secretário Municipal de Governo e Gestão Estratégica da Prefeitura de Brusque, William Molina, na ocasião, os integrantes brasileiros obtiveram conhecimentos sobre as formas de geração de energia elétrica que são tendências no país europeu.
“O principal fato que chama a atenção é a utilização de fontes renováveis para a transformação. Ou seja, a tendência é que não se produza mais energia através de termoelétricas e de usinas nucleares e, sim, através da energia eólica e fotovoltaica”, comenta Molina. “São tendências que já tomam conta de países do primeiro mundo”.
Antes da pausa para o almoço, os brusquenses foram recebidos no setor da EnBW responsável pela negociação energética. No local, a comitiva foi imersa em uma apresentação sobre os dados de compra e venda das ações da EnBW na bolsa de valores e, também, sobre a gestão administrativa da corporação.
O Mercado Livre de Energia, como é chamado o setor de produção elétrica alemão,  permite que o consumidor se torne gestor do insumo energia, assim como já é feito com diversos outros que são comprados para a produção de um determinado produto na indústria, por exemplo.
Já no período da tarde, no último compromisso desta terça-feira (17), os representantes da Prefeitura de Brusque se reuniram novamente com o grupo gestor do Distrito de Karlsruhe para discutir as próximas ações previstas nas 50 Parcerias Municipais pelo Clima.
“Em pouco mais de três horas, tratamos de questões mais técnicas relacionadas a mobilidade, produção de energia fotovoltaica e a instalação de lâmpadas LEDs em Brusque. Acabamos produzindo um documento de cooperação, que irá direcionar os trabalhos daqui pra frente”, comenta Cristiano Olinger.
No mesmo período, os dirigentes da ACIBr E CDL, acompanhados dos vereadores Marcos Deichmann e Ana Helena Boos, participaram de reunião com a Câmara de Indústria e Comércio do Distrito de Karlsruhe para tratar de assuntos de interesse da economia de Brusque. Representantes da UNIFEBE participaram dos dois encontros simultaneamente.
Entidades presentes na comitiva brusquense
Prefeitura de Brusque
Câmara de Vereadores de Brusque
Associação Empresarial de Brusque (ACIBr)
Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque)
Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)

Veja Também

Rosemari Glatz é eleita reitora da UNIFEBE com 94% dos votos

Com 94% dos votos, Rosemari Glatz e Sérgio Rubens Fantini foram eleitos reitora e vice-reitor da ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.