Home / Geral / Celebrações da quarta-feira de cinzas dão início à Quaresma

Celebrações da quarta-feira de cinzas dão início à Quaresma

Passado o feriado de Carnaval, a Igreja Católica celebra a Quarta-feira de Cinzas, no dia 6 de março. Na Paróquia São Luís Gonzaga, a data que marca o início da Quaresma e o tempo de preparação para a Páscoa, será celebrada com missas às 7h e às 19h.

Outras comunidades que integram a Paróquia São Luís Gonzaga, também irão celebrar a data na quarta-feira, com exceção da Comunidade São Francisco, que fará a missa na quinta-feira, 7, às 19h. (Veja quadro abaixo)

A Quarta-feira de Cinzas foi instituída há mito tempo na Igreja. Ela marca o início da Quaresma: tempo de penitência, de silêncio, de jejum e oração mais intensa. De acordo com o professor Felipe Aquino, para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. “Hoje, as cinzas bentas são colocadas sobre as nossas cabeças e nos fazem lembrar que vamos morrer, que somos pó e ao pó da terra voltaremos, para que nosso corpo seja refeito por Deus, de maneira gloriosa, para não mais perecer “, destaca Aquino. As cinzas lembram a fragilidade, a limitação, e também recordam a esperança que Deus tem no homem, na mulher, que sempre podem avançar e melhorar a cada dia.

              Campanha da Fraternidade

              Juntamente com a Quaresma, a Igreja inicia a Campanha da Fraternidade, que neste ano, tem como tema ‘Fraternidade e Políticas Públicas’ e lema ‘Serás libertado pelo direito e pela Justiça’. A Campanha busca despertar a consciência e estimular a participação de todo cidadão na construção de Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum.

Celebrações de Quarta-feira de Cinzas

Quarta-feira, 6 de março

7h

Matriz São Luís Gonzaga

19h

Matriz São Luís Gonzaga (Centro)

Comunidade Cristo Rei (São Luiz)

Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Steffen)

Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Maluche)

Comunidade Nossa Senhora de Lourdes (São Pedro)

Comunidade Santa Rita de Cássia (Santa Rita)

Comunidade São João Batista (Bateas)

19h30

Comunidade Sagrado Coração de Jesus (Guarani)

Comunidade Santo Antônio (Volta Grande)

Quinta-feira, 7 de março

19h

Comunidade São Francisco de Assis (Cerâmica Reis)

Veja Também

Sindicatos de Brusque estudam ter posto próprio para fornecer gasolina mais barata

Os sindicatos de trabalhadores de Brusque cogitam ter o próprio posto de combustíveis para fornecer ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.