Home / Geral / Brusque terá estações de bicicletas compartilhadas

Brusque terá estações de bicicletas compartilhadas

Quem utiliza bicicleta para se locomover, se exercitar ou mesmo para dar um passeio, em breve terá uma opção compartilhada em Brusque. O município recebeu, na tarde de quarta-feira (27), a doação de 41 bikes – 30 convencionais e 11 elétricas – e cinco estações de compartilhamento.
A entrega foi realizada na Secretaria de Trânsito e Mobilidade da Prefeitura de Brusque, por meio do Projeto Nakopa, fruto da parceria entre o Município e o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha.


O sistema, denominado Bbike, terá o projeto piloto implantado inicialmente em fase de teste e posteriormente liberado para a população. “Essa primeira fase levará cerca de três meses. Neste período, a utilização das bicicletas será liberada para cinquenta usuários, que serão definidos entre alunos da Unifebe (parceira no Projeto), funcionários da Prefeitura e entidades parceiras, como o Fórum da Bicicleta”, explica o arquiteto e urbanista da Setram, Valério de Morais Kosel. 


Após a fase de testes, a utilização das bicicletas será liberada para a comunidade, por meio de um aplicativo. As bikes poderão ser retiradas e devolvidas em cinco estações que serão instaladas em pontos estratégicos próximos a avenida Beira Rio. 


Os valores para utilização do serviço ainda serão definidos, mas o controle será realizado pela Secretaria de Trânsito e Mobilidade. “Teremos um software de gestão e a população terá acesso através do portal e app BBike”, completa Kosel. 


O objetivo da Prefeitura de Brusque é expandir o sistema gradativamente, com apoio da iniciativa privada na aquisição de novas bicicletas e estações de compartilhamento. “As Oficinas que estão sendo realizadas em todos os bairros vão contribuir muito para este projeto, visto que o Plano Cicloviário é parte integrante do Plano de Mobilidade, que está sendo construído com a participação popular”, finaliza. 

Veja Também

Assistência Social faz abordagem a moradores de rua

A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Brusque realizou na manhã desta segunda-feira (18) ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.