Home / Esportes / Brusque perde semifinal. Joinville e Blumenau disputarão final do Estadual de Basquete

Brusque perde semifinal. Joinville e Blumenau disputarão final do Estadual de Basquete

APAB Blumenau e Basquete Joinville farão a grande final do Campeonato Estadual Masculino de Basquete, neste sábado (10), às 16h, no Ginásio da Embraco, em Joinville. As duas equipes venceram as semifinais na abertura do Final Four, nesta sexta-feira (9), e garantiram vaga para a decisão da principal competição da modalidade em Santa Catarina. Na prévia, A.D. Brusque e Joinville Blackstar disputarão o bronze, às 14h. Os dois jogos terão transmissão pela página da Federação Catarinense de Basketball no Facebook e a final também será veiculada pela Record News.

Blumenau venceu Brusque por 85 a 69, chegou à sua sexta decisão de Estadual consecutiva e busca repetir o feito de 2017 quando foi campeã. O time liderou durante toda a partida, viu a diferença cair para cinco pontos no último quarto, mas reagiu e abriu a vantagem do placar final. “Nós não teremos um confronto fácil, nenhum jogo é fácil, agora temos que jogar com tudo, como um time e fazermos o jogo que sabemos fazer. Agora é descansar, gelo e nos prepararmos para amanhã”, falou o americano da APAB, Juwan Moody.

Já o Basquete Joinville bateu o Blackstar no duelo da casa por 102 a 69 e vai decidir a competição novamente depois de seis anos, quando levantou seu último troféu. O representante catarinense no NBB fez valer o favoritismo desde o início do jogo, terminando o primeiro tempo com vinte pontos de diferença. Na segunda etapa, foi só administrar o jogo, como falou o ala-pivô, Lucas Colimério. “Primeiro quarto não começamos tão bem, pecamos na defesa, mas no segundo quarto conseguimos ir bem, abrimos uma boa vantagem, é para isso que estamos trabalhando e conquistamos nosso objetivo”.

Agora as duas finalistas, invictas no estadual, reeditam a rivalidade histórica entre os municípios que somam 19 títulos desde 1995, ano de criação da Federação Catarinense de Basketball (13 para Joinville e 6 para Blumenau). No passado recente também há muito equilíbrio. Nos dois confrontos de 2018, vitória joinvilense tanto nas quartas de final dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), quanto na final da Copa SC. Já em 2017 foram três confrontos em semifinais: a APAB levou a melhor no Estadual, enquanto o time do Norte do Estado levou a melhor nos Jogos Abertos (JASC) e na Liga Ouro.

om 14 equipes, a edição deste ano tem o mesmo número de 2017, recorde desde a criação da FCB, porém, nesse ano o diferencial foi a fórmula de disputa que promoveu mais jogos, serão 97 ao final da competição. Além disso, nesse ano foi adotado o sistema Final Four (semifinais e finais disputadas em jogo único e uma sede), o que deixa a disputa mais acirrada e os jogos mais emocionantes. O Campeonato Estadual Adulto Masculino será o último torneio de clubes da FCB no ano, pode ser considerado o ano de consolidação do torneio catarinense como o segundo melhor do país, atrás apenas do paulista. São três equipes presentes nas ligas nacionais (Basquete Joinville no NBB e Blumenau e Brusque na Liga Ouro), além de diversas outras que investiram alto no torneio, resultando em um equilíbrio maior do que nos anos anteriores.

Veja Também

Divulgada a seleção do Campeonato Municipal de Futebol Amador

O Jornal EsporteSC e a Prefeitura de Brusque anunciam em primeira mão os grandes destaques ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.