Home / Esportes / Brusque estreia nesta quinta no Estadual de Basquete Masculino

Brusque estreia nesta quinta no Estadual de Basquete Masculino

Finalista das últimas oito edições do Campeonato Catarinense de Basquete Adulto, o Brusque Basquete projeta mais uma vez ser um dos protagonistas do Estadual. Atual campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina e vice do Catarinense, o time estreia na competição contra São José, num grupo que tem ainda Joinville, Balneário Camboriú, Florianópolis, Criciúma e Rio do Sul.
Para edição de 2018, o time terá várias novidades, e novamente entre cotado como um dos favoritos para levar o caneco. O técnico Alexandre Rocha, o Bicudo, destaca que o trabalho vem sendo feito de forma muito forte para mais uma vez colocar a equipe entre as melhores da competição. “Acredito que, mais uma vez, entramos fortes para chegarmos às finais. Esse é nosso objetivo e não devemos fugir disso”, comenta o treinador.
Bicudo ressalta que as várias novidades no elenco farão a equipe mudar a forma de o time jogar em relação aos últimos anos, principalmente na questão tática. O treinador observa que o grupo precisará passar por uma fase de maturação, mas que acredita que logo a equipe vá se encontrar no campeonato. “Jogávamos com uma equipe mais cadenciada, e hoje adotamos uma estratégia diferente, uma equipe com mais velocidade, onde a transição é o ponto forte. A perspectiva é muito boa, pois acredito quer essa nova estratégia e estilo de jogar vão deixar o time mais forte e dinâmico”, finaliza.
Equipe terá jogador do basquete americano
 
Entre os atletas que permanecem na equipe após a Liga Ouro estão o ala e armador Luiz Felipe, além de atletas como os pivôs, Sandro e Fernandão. O pivô Thiago retorna ao time, que trouxe ainda o lateral Amilton, ex-Blumenau. A grande novidade, no entanto, é a contratação do armador Kevin, 26 anos. Kevin tem pais brasileiros, mas foi criado desde a infância nos Estados Unidos, onde joga basquete desde os dez anos. Há dois anos no Brasil, ele terá agora a oportunidade de atuar no Brusque Basquete após passagem pelo Botafogo e pelo Avaí.
O presidente do Brusque Basquete, Zurico Frota, comenta que o atleta chamou a atenção do time no ano passado, quando teve grandes atuações no estadual, uma delas justamente diante o time brusquense. Na oportunidade, foi a única derrota da equipe de Brusque em todo campeonato, além do revés na final para Blumenau. “Ele foi o principal jogador daquela partida. É um atleta de grande qualidade e que será muito importante para o grupo”, diz.
Kevin é o sétimo jogador com cidadania americana a atuar na equipe. Além de Brusque, times como Blumenau e Rio do Sul também terão jogadores dos Estados Unidos nesta edição do estadual. “Isso é muito bacana, pois são jogadores estrangeiros que vêm para elevar ainda mais o nível do basquete catarinense”, ressalta Zurico.
O atleta diz que a expectativa na competição é auxiliar a equipe a chegar ao lugar mais longe possível no torneio. “Vim para cá com a expectativa de ganhar. Quero trabalhar muito forte para ajudar a equipe. No que depender de mim, darei o sangue para que tenhamos sucesso”, afirma.
A estreia de Kevin e do Brusque Basquete será nesta quintafeira (9), às 20h, diante do Independente/São José, em duelo na Arena Brusque. Veja no detalhe o elenco completo da equipe para a disputa e a tabela com todos os jogos do Brusque Basquete na primeira fase da competição.
Jogos do Brusque Basquete na primeira fase
Turno
9/8 – Brusque x Independente/São José
11/8 – Aviba (Balneário Camboriú) x Brusque
17/8 – Brusque x Adiee/Avaí/FME
18/8 – Brusque x Projeto Escola/FMD Rio do Sul
21/8 – Joinville/Unisociesc x Brusque
25|8 – Criciúma Basquete x Brusque
Returno
31/8 – Projeto Escola/FMD Rio do Sul x Brusque
1/9 – Brusque x Criciúma Basquete
21/9 – Independente São José x Brusque
22/9 – Brusque x Aviba (Balneário Camboriú)
29/9 – Adiee/Avaí/FME x Brusque
4/10 – Brusque x Joinville/Unisociesc
Sobre a edição 2018
A cerimônia oficial de abertura do Campeonato Estadual de 2018 ocorreu em 2 de outubro no ginásio do Galegão, em Blumenau. Na oportunidade, dois jogos abriram a competição, ambos com vitórias do time mandante. No feminino, Blumenau venceu a Adiee|Avaí com tranquilidade: 83 a 17. Já no masculino, a equipe anfitriã levou a melhor sobre o Joinville Blackstar por 100 a 73.
A edição 2018 do Campeonato Estadual Masculino promete ser uma das mais equilibradas dos últimos anos. São 14 times inscritos (mesma quantidade de 2017), contando com três times que participaram de ligas nacionais no primeiro semestre: Joinville (NBB), APAB Blumenau e A.D. Brusque (Liga Ouro). Além disso, várias outras equipes chegam fortes para tentar surpreender e já mostraram bom desempenho na Taça FCB, em junho, e na Copa SC, em julho. A novidade desta edição em relação A 2017 é a ACOB (Concórdia).
No Campeonato Estadual Feminino serão 10 equipes, duas a mais do que em 2017. Brusque não tem representante nesta disputa. Blumenau, atual campeã estadual, chega com o favoritismo após terminar a LBF em quarto lugar, posição histórica para o basquete catarinense. Porém, outras equipes chegam fortes como o C.B. Chapecó (campeão em 2016 e seis vezes finalista). Basquete Jaraguá e Abavi (Balneário Camboriú) são as novidades de 2018. “Tivemos uma boa prévia do que teremos pela frente na Taça FCB e na Copa SC. Com certeza teremos mais um grande estadual. Ficamos felizes, junto com nossos parceiros, de mais uma vez termos tantas equipes participando deste que é o principal campeonato do calendário da FCB”, destaca o presidente da Federação Catarinense de Basketball, Oscar Archer.

Veja Também

FESPORTE vistoria Brusque, candidata a sediar os JASC em 2020

Berços dos Jogos Abertos de Santa Catarina, Brusque pode voltar a sediar a principal competição ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.