Home / Esportes / Blumenau conquista o Estadual de Basquete. Brusque volta a perder e termina em quarto

Blumenau conquista o Estadual de Basquete. Brusque volta a perder e termina em quarto

Em uma final digna de infartar qualquer torcedor, o Basquete Blumenau venceu o Basquete Joinville neste sábado (10) e conquistou pela quarta vez o título do Campeonato Estadual de Basquete Adulto. Os times, que chegaram à decisão invictos, protagonizaram umas das finais mais emocionantes dos últimos anos. Ao fim, a equipe blumenauense venceu o adversário por 71 a 68. A decisão foi disputada no ginásio esportivo da Embraco, em Joinville.

Antes da final, Blackstar e Brusque Basquete realizaram a disputa do terceiro lugar. A equipe da casa fez grande partida e confirmou a boa campanha ao vencer os brusquenses por 89 a 79. A equipe do Blackstar ainda teve o cestinha do campeonato, o jogador Leandro, com 316 pontos. Já o destaque da competição foi Willian, do Joinville. Veja abaixo como foi a grande decisão.

Apab Blumenau 71×68 Basquete Joinville
Blumenau e Joinville mostraram em quadra o motivo de serem os únicos times que chegaram ao final four com 100% de aproveitamento ao realizarem uma grande decisão no ginásio de esportes da Embraco. O jogo era tão movimentado que o bom número de torcedores que prestigiou a final não podia nem piscar sob o risco de perder uma grande jogada e também a movimentação no placar. O equilíbrio e a intensidade das duas equipes ficou claro ao fim do primeiro período, empatado em 20 a 20.

Se no primeiro quarto o duelo foi lá e cá, no segundo continuou equilibrado, mas Blumenau passou a mostrar mais eficiência. Contando também com efetivos acertos nas bolas de 3, a equipe foi para o intervalo com 8 pontos de diferença: 45 a 37. Ao fim do terceiro período, apesar de Joinville encostar no placar por duas vezes, o time blumenauense ainda conseguiu ampliar a vantagem e ir para os 10 minutos finais com 9 pontos à frente: 53 a 44. Mas o melhor ainda estava por fim.

Empurrado pela torcida, a equipe joinvilense botou pressão para cima dos rivais no quarto período.  A diferença caiu para apenas 2 pontos (59 a 61) faltando ainda quatro minutos para o fim. A bola que seria a da virada pegou no aro e a torcida joinvilense foi de vez à loucura com a possibilidade de reversão no placar.

Os tiros livres convertidos em sequência por Semmke e pelo americano Moody fizeram a Apab/Blumenau abrir 8 pontos e respirar novamente (67 a 59). Mas o duelo estava longe de ser definido. Com muita garra, Joinville voltou a encostar no placar, deixando a disputa dramática: 67 a 65, a 44 segundos do fim.

Quando Blumenau já tentava administrar o jogo, eis que um lance quase muda o rumo da taça. Semmke perdeu a bola no setor defensivo, mas levou sorte. Na sequência do lance, o arremesso joinvilense caprichosamente bateu no aro e não entrou. Para aumentar o drama da Apab, a equipe da casa ainda teve a posse da bola em uma falta na sequência, mas novamente desperdiçou a virada.

Foi aí que Moody, destaque do jogo, apareceu outra vez com frieza. Ele converteu dois lances livres  a 16 segundos do fim e dilatou o placar: 69 a 65. Mas o drama não havia acabado. Joinville ainda conseguiu colocar uma bola de três e encostou de novo: 68 a 69. Porém, sem a posse de bola, o time do norte foi obrigado a apelar para a falta nos 10 segundos finais. O inspirado Moddy não perdoou. Ele mandou mais duas bolas na caçapa e fechou o confronto em 71 a 68 para os blumenauenses, campeões estaduais de 2018.

FCB comemora “grande final”
Ao fim do confronto, o presidente da Federação Catarinense de Basketball (FCB), Oscar Archer, enalteceu a competição e a final realizada pelas duas equipes. “Fechamos o Estadual com o dever cumprido e felizes por esse ser o jogo de número 1400 feito pela federação na temporada. Uma grande partida, entre dois grandes clubes, com um bom número de torcedores acompanhando e uma presença significativa da imprensa fazendo a cobertura”, celebrou.

Técnico campeão, Serjão destacou o esforço de todos os atletas, principalmente a atuação do americano Moddy, para a conquista. “Não quero individualizar o resultado, mas ele realmente foi fundamental na frieza dos lances livres, chamou o jogo no final.  Estou muito satisfeito e orgulhoso desta molecada, um grupo muito jovem, que tem muitas competições pela frente ainda”, ressalta.

O Campeonato Catarinense de Basquetebol Adulto foi promovido e organizado pela Federação Catarinense de Basketball, com apoio da Trimania.

Classificação final
1º Apab/Blumenau
2º Basquete Joinville
3º Blackstar
4º Brusque Basquete

Atleta destaque da competição:
Willian – Joinville

Cestinha do campeonato
Leandro – Blackstar – 316 pontos

Veja Também

Brusque anuncia ex-Caçadorense como reforço

Depois de anunciar a contratação do atacante Isac na sexta-feira, o Brusque confirmou ainda neste ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.