Home / Geral / Área central de Brusque ficará sem água

Área central de Brusque ficará sem água

A forte tempestade que caiu na região de Brusque na noite de segunda (14) trouxe problemas ás bombas que fazem a captação de água e abastecem a estação de tratamento do Samae, localizada no centro da cidade. Um grande volume de sujeira acabou entupindo o sistema, provocando a interrupção do tratamento e criando desabastecimento nas próximas horas na cidade.

Segundo o novo presidente do SAMAE, Dejair Machado, esse serviço levará certo tempo para ser realizado e a ordem expressa é para que todos os moradores da região central economizem água. A tendência é que os efeitos dessa paralisação sejam sentidos a partir desta quarta (16).

Uma das principais ações emergenciais é providenciar a troca imediata das bombas que compõem o sistema de captação do SAMAE Brusque no Rio Itajaí Mirim, além do completo desassoreamento da estrutura.

Mesmo assim, conforme Machado, é imperativo que a população brusquense economize ao máximo o recurso hídrico, já que estão previstos desabastecimentos na maior parte do município, até que o sistema se estabilize novamente. “É um problema gravíssimo. O entupimento dessas bombas vai acarretar em três dias de problemas com o abastecimento. É preciso economizar o máximo possível. Nossa equipe trabalhou a noite toda. Essa pane poderia ter acontecido a qualquer tempo, qualquer hora”, salienta.

Em função das últimas chuvas, os sistemas isolados que estavam praticamente secos tiveram um acréscimo em seus volumes, fazendo com que a situação frequente de desabastecimento tenha uma melhora nos próximos dias. O grave problema atual refere-se às áreas atendidas pela ETA Central. Serão afetadas localidades como Centro I, Centro II, São Pedro, São Luiz, Santa Terezinha, Santa Rita, Primeiro de Maio, Azambuja, Maluche, Guarani, Rio Branco, entre outras regiões próximas.

Veja Também

Assinada Ordem de serviço da ponte sobre o Ribeirão Limeira

Foi assinada na tarde de sexta-feira (8), no Salão Nobre da Prefeitura de Brusque, a ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.