Home / Geral / Agentes Comunitários de Saúde concluem curso de capacitação de 400 horas

Agentes Comunitários de Saúde concluem curso de capacitação de 400 horas

Na manhã desta sexta-feira (25), 30 Agentes Comunitários de Saúde concluíram o curso Inicial Introdutório da Secretaria de Saúde. O objetivo é oferecer capacitação continuada aos profissionais para que possam desenvolver melhor o trabalho junto à comunidade.

Ao todo o curso teve carga horária de 400 horas, entre aulas práticas e teóricas. “Nas terças-feiras eles vinham para a aula teórica, das 8h às 17h e depois colocavam alguma ação em prática na própria unidade de saúde, durante a semana”, explica a enfermeira Aline Fagundes da Cunha.

Os agentes são oriundos do concurso público de 2015. Os profissionais tiveram aulas com dois enfermeiros, sobre temas variados. “Falamos desde o trabalho em equipe, visita, postura, até sobre ética, legislação SUS, entre outros. Além disso foi feito uma avaliação inicial e uma final para perceber o progresso deles”.

“Os agentes de saúde são o principal elo entre a Secretaria de Saúde e a população, por isso este curso é extremamente necessário e importante, pois a maioria não trabalhava na área de saúde anteriormente”, esclarece Aline.

Wallison Pereira, 25 anos, um dos participantes, afirma que o curso foi muito proveitoso. “Eu já trabalhava na área da saúde e mesmo assim no começo achei muito difícil, pois nós levamos o usuário até a unidade e a unidade até o paciente. O curso nos auxiliou em todas as etapas”.

Para a conclusão do curso cada pessoa montou um portfólio com trabalhos desenvolvidos ao longo das aulas e apresentou aos enfermeiros da Rede Municipal de Saúde. No dia 5 de setembro iniciará uma nova turma.

Veja Também

Alerta para temporais e descargas elétricas em SC

A quinta-feira, 16, será de sol com aumento da nebulosidade em todas as regiões de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.