Home / Saúde / Ação de combate a carrapatos na Limeira

Ação de combate a carrapatos na Limeira

Mais de 70 residências foram vistoriadas no último sábado (9) no bairro Limeira. As ruas Paraná e Rio Grande do Sul receberam a visita dos agentes de endemias e do programa Estratégia de Saúde da Família, onde foram repassadas orientações sobre o combate e as formas de evitar a proliferação dos carrapatos.

Segundo o veterinário Tiago Rodrigo Roza, do setor de Endemias da Vigilância Epidemiológica, também foram colhidas espécies dos aracnídeos que serão analisados pelo Laboratório Central (LACEN) em Florianópolis, a fim de diagnosticar quais são as espécies encontradas no local. “Um dos problemas que está ocorrendo no bairro é a quantidade de cães e gatos soltos pelas ruas, que acabam transmitindo os carrapatos. Nossa orientação é fazer uso de forma correta de carrapaticida nos imóveis e também nos animais domésticos, evitando assim as proliferações”.

Vale salientar que não cabe ao poder público o trabalho de eliminação dos carrapatos, sendo que cada morador é responsável por manter limpo seu imóvel. No último sábado, de forma excepcional, foi utilizada a técnica de “vassoura de fogo” em alguns imóveis que apresentam maior incidência. Porém, o uso do equipamento precisa ser feito por pessoa treinada para este fim.

Entre as várias doenças que o carrapato pode transmitir aos humanos e animais está a febre maculosa. A ação da Vigilância Epidemiológica no último sábado foi no sentido de alertar e orientar a população.

Veja Também

Prefeitura lança programa de visitas a pacientes acamados em casa

A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Saúde, lançou oficialmente, durante a tarde ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.