Home / Economia / Abertura de empresas poderá ser feita online a partir de janeiro

Abertura de empresas poderá ser feita online a partir de janeiro

A partir do mês de janeiro de 2018 ficará mais fácil abrir empresas na Prefeitura de Brusque. A Secretaria da Fazenda publicou, esta semana, a Instrução Normativa 3/2017, e a abertura, alteração e conversão de alvará provisório em definitivo será totalmente feita de forma digital, pelo site brusque.atende.net.

No menu Emissão de Protocolo o contribuinte poderá verificar todos os documentos necessários para cadastro. Caso esteja faltando algo o sistema
não deixará protocolar, como explica o auditor-fiscal Cristiano Baumgartner: “Desta forma diminuirá as chances de indeferimento e com isso mais tempo para abertura de cadastro”.

Com o protocolo digital o trâmite para abertura de empresas será feito de forma mais ágil. “Hoje o protocolo é feito em até três etapas e agora poderá ser realizada em uma, somente nisso, o tempo para abertura reduzirá em um ou três dias. Além disso, a pessoa não precisará vir à prefeitura em momento nenhum, o que favorece também aos contribuintes de fora do município que vierem a se instalar aqui”.

Este ano, até o momento, a Secretaria da Fazenda recebeu 6.054 protocolos, sendo 1.500 para abertura de empresa. “Destes novos cerca de 50% são indeferidos e o principal motivo, em 73% dos casos, é a falta de documentos. O que acaba aumentando muito o tempo para abertura, necessitando mais deslocamento e gerando trabalho redobrado para o contribuinte e para a prefeitura. A partir do ano que vem isso será suprimido, o que otimizará o trâmite”.

Outro aspecto importante é a redução do uso de papel, evitando que a prefeitura tenha que constantemente investir em espaços físicos para arquivar e manter estes cadastros.

Este processo também ajudará na agilidade de outros processos relacionados ao contribuinte. “Antes tínhamos que ficar procurando as informações dos contribuintes em arquivos e em caixas, o que gerava muito trabalho, agora com os arquivos salvos de forma digital, teremos muito mais agilidade para consultar e dar respostas”.

De acordo com o coordenador do Núcleo Fiscal do Núcleo de Empresas Contábeis da Associação Empresarial de Busque (Acibr), André Ramos Klabunde, o principal benefício será a otimização do tempo. “O ponto mais importante será a agilidade, pois não precisaremos mais nos deslocar, os documentos serão encaminhados online e serão recebidos imediatamente pelo responsável Fiscal na Prefeitura”.

Veja Também

Morre Nilson Pereira

Faleceu na madrugada desta terça (19), aos 63 anos de idade, o empresário Nilson Pereira, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.